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HISTORIA INTERATIVA

Sabe aquela história em que um certo momento da leitura você tem opções para continuá-la? E que a cada escolha feita a história chega a um final diferente?

Este é o conceito mais clássico de historia interativa: é um conto no qual o leitor pode interferir no roteiro, através de opções que são dadas a ele. Em suma, a narrativa reage às escolhas do leitor.

Este tipo de produção literária demanda muito esforço do autor, pois ele necessita criar todas as possibilidades que o leitor pode percorrer ao longo da leitura.

O problema é que o leitor desfruta de apenas um percentual de todo o esforço dedicado à produção, o que resulta em um inevitável desperdício de conteúdo!

Isto porque a estrutura do roteiro da historia interativa normalmente é representada por um fluxograma, no qual são apresentados “rumos” dos quais o leitor escolhe apenas um. Ou seja, os demais rumos são ignorados (a menos, é claro, que o leitor faça questão de voltar atrás e testar as outras possibilidades).

A complexidade do projeto é proporcional ao número de opções que são disponibilizadas ao leitor a cada etapa da história, e ao número de etapas que necessitam ser percorridas para completar a leitura. O trabalho do autor cresce exponencialmente à medida em que são acrescentadas mais etapas e mais opções por etapa.

Historia interativa

É por esse motivo que muitos exemplos de historia interativa acabam tendo apenas um trecho interativo, e apenas duas opções para continuação. Na perspectiva do autor (só para se ter ideia do trabalho que dá), é como se fossem criadas duas sequências de eventos em paralelo, das quais o leitor desfrutará de apenas uma.

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