Início » Tabuada |
Seja bem-vindo! Aqui você pode encontrar todo o conteúdo de tabuada, num único espaço. São apresentadas as quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), seguidas das respectivas tabelas para memorizar e dos arquivos para imprimir.
Link patrocinado:
Veja a seguir o tópico da tabuada de multiplicação... Tabuada de multiplicaçãoA tabuada de multiplicação também é muito conhecida como tabuada de vezes. Ao lado da tabela de divisão, é considerada uma das mais importantes da Aritmética. As operações de adição e subtração ainda podem ser realizadas usando os dedos ou outros elementos de contagem. Mas para as operações de multiplicação se percebe a quase inquestionável necessidade de uma tabela, pois tentar obter os resultados com contagem é bastante trabalhoso e inviável. A operação de multiplicação consiste em calcular o resultado de se repetir tantas vezes um certo número. O número que é repetido é chamado de multiplicando. O número que diz quantas vezes o multiplicando é repetido é chamado de multiplicador. O resultado deste cálculo é chamado de produto ou total. O multiplicando e o multiplicador são os fatores da operação. Para entender melhor esta operação, veja o exemplo a seguir: 3 × 4 = 12
Significa, neste caso, que o multiplicador 4 está repetindo o multiplicando 3 por quatro vezes seguidas: 3 × 4 = 3 + 3 + 3 + 3 Como se pode ver, a multiplicação é em princípio uma soma de parcelas iguais. Veja a ilustração:
A pilha de três cubos (representando o número 3) está sendo repetida 4 (quatro) vezes. Conte todos os cubos, e você verá que o total de cubos é 12. Ao invés de somar 3 + 3 + 3 + 3 = 12, convém simplificar isto escrevendo apenas 3 × 4 = 12. A propósito, a leitura da operação 3 × 4 = 12 é: "três vezes quatro é igual a doze" (embora às vezes pareça que soaria melhor se fosse lido "três quatro vezes é igual a doze"). Link patrocinado:
Tabuada de multiplicarTendo conhecido o funcionamento da multiplicação, vamos ver agora a tabuada de multiplicar. Esta é a forma tradicional normalmente apresentada e trabalhada no Ensino Fundamental, pois é a mais indicada para a memorização dos resultados: Link patrocinado:
Se você quiser imprimir estas tabelas, basta rolar o texto um pouco mais para baixo para encontrar o tópico que contém arquivos para imprimir... Existe outra forma de apresentação, que é denominada tabela de multiplicação por coordenadas cartesianas (mais conhecida como Tabela de Pitágoras, filósofo e matemático grego do século IV A.C.). Esta tabela permite a visualização de muitas propriedades que podem ser constatadas pelos alunos mais curiosos. Esta é mais indicada para se fazer atividades. Veja: Tabuada de multiplicação para imprimirAlgumas pessoas têm mais facilidade em memorizar as tabelas de operações aritméticas quando elas estão impressas. Além disso, há muitas formas de manuseio do formato impresso, no sentido de transformá-las em jogos ou em qualquer outro material didático. Aqui você pode encontrar os arquivos necessários para estes propósitos. São imagens em formato JPG e documentos em formato PDF.
Se você precisa apenas de uma imagem ao invés de um documento, utilize o arquivo a seguir...
Link patrocinado:
Há ainda a tabela de Pitágoras, que está disponibilizada aqui em PDF e JPG. Veja os arquivos abaixo:
Link patrocinado:
Veja a seguir o tópico da tabuada de divisão... Tabuada de divisãoAqui você pode encontrar a tabuada de divisão de 1 a 9. Esta tabela é conhecida também como tabuada de dividir. Como a divisão é a operação inversa da multiplicação (que é muito complexa para se calcular através de simples contagem), ela acaba apresentando o mesmo nível de utilidade para dispor resultados. A operação de divisão consiste em calcular a quantidade de vezes que um número está contido em outro. Exemplo: quantas vezes o número 3 está contido em 12? Ou melhor: quantas vezes o número 12 contém o número 3?
Como se pode ver no exemplo, o número 12, que é o número total de blocos, contém 4 (quatro vezes) o número 3. É só contar as colunas, cada uma com 3 blocos. Isto equivale à seguinte operação de divisão: 12 ÷ 4 = 3 O número a ser dividido é chamado de dividendo. O número que divide em partes iguais é chamado de divisor. O número resultante desta operação é chamado de quociente. Considerando o exemplo 12 ÷ 4 = 3:
A leitura da operação 12 ÷ 4 = 3 é "doze dividido por quatro é igual a três". Link patrocinado:
Quando a divisão não é exata, o dividendo é fragmentado em partes iguais pelo divisor, mas sobra um "pedaço" do dividendo que não pode ser dividido. Este pedaço que sobra é chamado de resto. O exemplo a seguir refere-se à operação 13 ÷ 4
O total de 13 cubos é dividido em 4 (quatro) partes iguais, cada uma com 3 (três) cubos. Porém, restou 1 (um cubo). Este é o resto da divisão. Tabuada de dividirTendo compreendido a operação de divisão, vamos ver agora a tabuada de dividir de 1 a 9. As tabelas a seguir são concebidas para estudo na própria tela do computador ou dispositivo digital em que esta página está sendo exibida. Se você quiser imprimi-las, role este texto mais para baixo para encontrar as versões de impressão... Link patrocinado:
Tabuada para imprimir de divisãoApesar das inúmeras vantagens de uma tela de computador, muitos estudantes ainda se sentem mais confortáveis estudando tabuada numa superfície impressa de papel. Se você tiver essa necessidade, pode imprimir as tabelas de divisão usando os arquivos mostrados logo a seguir. São arquivos em PDF no formato A4 e arquivos em JPG que correspondem ao formato A4.
Veja abaixo a mesma tabela, na versão JPG...
Link patrocinado:
Veja a seguir o tópico da tabuada de adição... Tabuada de adiçãoA tabuada de adição é a primeira tabela de operação aritmética apresentada no Ensino Fundamental. O aprendizado das demais operações (sobretudo a da multiplicação) depende do aprendizado da adição, por esta ser a base das mesmas. A ideia da subtração, que é a de diminuir, pode ser melhor compreendida se antes for compreendida a ideia de soma. A multiplicação pode ser entendida como uma soma de parcelas iguais. E a divisão, sendo o inverso da multiplicação, depende do entendimento desta para ser compreendida, o que equivale a depender indiretamente da compreensão da adição (soma de parcelas iguais) para ser entendida. A adição pode ser entendida como uma junção de unidades do mesmo tipo em um só número. Veja o exemplo:
Acima se observa um conjunto de cubos iguais (unidades do mesmo tipo), totalizando 4 (quatro) cubos. Só pode haver um aumento da quantidade de cubos se mais cubos deste tipo forem adicionados. Não é possível aumentar a quantidade de cubos adicionando, por exemplo, esferas... Então, vamos aumentar a quantidade de cubos acrescentando mais 3 (três) cubos.
Acabou de ocorrer uma adição de cubos! Como todos são unidades de mesmo tipo, foi possível aumentar a quantidade de cubos para 7 (sete). Antes havia apenas um total 4 (quatro) cubos. Com a chegada de mais 3 (três) cubos, este total de cubos foi aumentado, passando a ser 7 (sete). Esta operação de adição pode ser representada a seguir por: 4 + 3 = 7 Onde:
A leitura da operação acima é esta: "quatro mais três é igual a sete". Link patrocinado:
Veja agora as tabelas que compõem a tabuada da adição... Tabuada para imprimir de adiçãoPara imprimir as tabelas da adição vistas acima, você pode utilizar os arquivos mostrados a seguir. São documentos em PDF e imagens JPG, em formato A4.
Link patrocinado:
Veja a seguir o tópico da tabuada de subtração... Tabuada de subtraçãoA tabuada de subtração também é conhecida como tabuada de diminuir. A primeira percepção que se tem sobre esta operação é a de que termina em uma redução de quantidade. Ou seja, inicialmente existe uma quantidade definida de uma certa coisa, e após a subtração esta quantidade será menor. Mas a definição clássica da subtração é a de operação que permite descobrir a diferença entre dois números. Vamos primeiramente analisar o que se revela na percepção intuitiva da subtração. Veja o exemplo:
Temos inicialmente 7 (sete) cubos. Haverá uma diminuição desta quantidade de cubos, que aconterá após retirarmos alguns deles... Vamos retirar 3 (três) cubos desta quantidade...
Após a retirada dos 3 cubos, restam 4 (quatro) cubos:
Como se pode ver, houve uma redução da quantidade de cubos inicial (uma diminuição ou subtração). Observa-se que a operação serve também para determinar a diferença entre os números 7 (sete) e 4 (quatro), que é justamente a quantidade retirada, ou seja, 3 (três). Esta operação de subtração é expressa numericamente da seguinte forma: 7 − 3 = 4
A leitura por extenso da operação acima é: "sete menos três é igual a quatro". Link patrocinado:
Veja as tabelas que compõem a tabuada da subtração... Link patrocinado:
Tabuada para imprimir de subtraçãoPara imprimir as tabelas de subtração em papel A4, você pode usar os arquivos PDF e JPG a seguir. Se quiser, pode fazer download também.
Está disponível também em versão JPG...
Link patrocinado:
Veja a seguir o tópico de tabuada para imprimir... Tabuada para imprimirReunimos neste espaço todos os arquivos de tabuada para imprimir, em PDF e JPG. Alguns arquivos já foram mostrados nos tópicos das operações correspondentes. Os arquivos PDF já estão prontos para imprimir em papel A4. Economize tempo com configurações de arquivo e ajustes de impressora! Para os arquivos de imagem JPG é sempre bom conferir as configurações de impressão, para não acontecer coisas como, por exemplo, imprimir acidentalmente pedaços de imagem em várias folhas de papel A4...
Link patrocinado:
A seguir vêm os de arquivos de tabuada para completar, em PDF e JPG, para uso dos professores que precisam aplicar exercícios. Os exercícios imprimíveis incluem até um cabeçalho genérico, no qual é possível escrever o nome da instituição de ensino, nome do professor, nome do aluno e a data. A seguir vem a tabuada para completar, com as respostas em branco. Provas prontas para imprimir em papel A4!
Link patrocinado:
Link patrocinado:
Link patrocinado:
|
Copyright 2017 - 000dlx.com.br |